Olha... Aguenta coração!
Sei que tenho muitooooo o que aprender, viver, descobrir, conquistar... E cada vez faz mais sentido o que meu tio sempre me fala " Nós temos 2 papéis principais na vida, o de influenciados e de influenciadores. É por isso que devemos escolher bem com quem andamos (influência) e o que fazemos pelo mundo (influenciadores)".
Um privilegio receber esse carinho de pessoas que são tão importantes para mim, alias se tem uma coisa que repetirei pro resto da vida: valorizem todo o aprendizado, a educação transforma vidas e faz carinho no coração.
OBS: Espero que esse espaço siga em construção permanente.
Carol tem uma coragem inspiradora. Arrisco dizer que a confiança que a move é proporcional à humildade consciente de que sempre terá algo a aprender. Nasceu sendo uma parceira de vida e de repente se tornou uma jovem estudante de design que imprime alegria, inovação e ousadia em suas ideias. A criança estimulada a pensar, analisar, ponderar, desenvolveu por si só, um olhar curioso sobre as coisas, identificando possibilidades, questionando soluções, propondo alternativas. Resumindo, Carol é como uma sementinha da mudança que os mais otimistas, como eu, desejam para o mundo. Algo como a delicadeza, resistência e insistência da natureza em meio a intempéries e que nos presenteia com um florescer de fazer brilhar os olhos.
Poucos professores têm a oportunidade de trabalhar com alunos(as) que já são empreendedores por natureza. Carol Marceli é uma desses(as) alunos(as). Empreendedora no modo de estudar, de correr atrás, de tomar pra si as responsabilidades, aprender muito durante o processo e ainda sair premiada no final. Enquanto foi minha aluna no curso técnico de Multimídia do NAVE, foi além. Não só absorveu e testou os conhecimentos transmitidos, mas também aprendeu muito mais por conta própria, usando a tecnologia a seu favor. Com orgulho hoje acompanho sua trajetória de crescimento profissional, que só reforçou o que já esperávamos dela, determinação, vontade de trabalhar e de conquistar cada vez mais.
Conheci a Carol quando ela ainda era estudante do ensino médio, e mesmo bem jovem ela já mostrava muito talento e muito foco profissional. É lindo acompanhar o crescimento de alguém que desde cedo sabe o que quer e não tem medo de correr atrás. Espero ouvir falar muito dela nos próximos anos, tornando-se uma profissional de destaque que com certeza contribuirá muito com o cenário do design brasileiro.
Apesar de estar no papel de professora, sempre aprendo cada vez que entro numa sala de aula ou faço mentoria de algum projeto. Entendo que não é mais uma responsabilidade unilateral do professor em passar o conhecimento e a com a Carol tive momentos de trocas que pude aprender muito! Agradeço por poder sido facilitadora, fomentando um mundo de novas descobertas dentro da trilha que ela mesma escolheu percorrer! Hoje, com a difusão e facilidade de acesso as informações e conteúdo, o aluno precisa ser protagonista da sua jornada e foi exatamente o que Carol fez... e brilhantemente! Sempre foi muito responsável, levando a sério suas obrigações e prazos, buscando entregar as atividades com a máxima qualidade e coerência no desenvolvimento dos seus projetos. Ela soube aproveitar cada momento de experimentação e aprendizagem, não deixando que o receio as novidades fossem uma barreira na construção do seu conhecimento.
Tive o privilégio de conhecer a Carol Marceli, na final de um dos nossos programas, o Startup.
Para esta final tinha convidado um amigo para fazer parte da banca de jurados, que seriam responsáveis por ouvir, questionar e escolher as três melhores startups daquele grupo, que pela primeira vez reuniu jovens de escolas diferentes, o que nos trazia uma expectativa ainda maior.
Como sempre, ideias incríveis, acessíveis e inteligentes saem deste programa, mas o mais bacana é ver jovens de realidades tão diferentes conseguirem se organizar como uma empresa, definir cargos e tarefas, defender uma ideia é materializa-la em tempo recorde. Na maioria das vezes só acontece porque trabalham em equipe, já que o projeto exige muito da turma.
Começam os pitchs de apresentação, um grupo de cada vez, mas para a surpresa da maioria chega a hora da Startup Supimpa, um aplicativo para unir a terceira idade.
Ideia, apresentação, ppt, layout tudo impecável. Mas qual foi a grande surpresa? está Startup era apenas composta pela Carol, que assumiu todas as posições, superou todas as dificuldades e deu conta de todas as demandas.
Sua apresentação foi perfeita, todos anestesiados. Me levanto para fotografar e vejo o Dr. Bernardo, meu amigo convidado para ser jurado, sem conseguir segurar as lágrimas de emoção em assistir aquela apresentação.
A Carol esta ali na nossa frente, segura de si e de seu projeto, sabia cada detalhe e dominando todas as informações respondeu de forma brilhante todas as perguntas. Tinha todas as respostas.
Claro, foi a vencedora muito merecidamente! emocionou a todos de forma singular.
Eu agradeci em silêncio poder ter conhecido a Carol naquela tarde. Tinha mais uma vez na minha frente uma jovem impactada da forma que a Junior Achievement tem como seu propósito.
E voltando naquele dia para a casa tive a certeza que ainda iria ouvir falar muito sobre a Carol, dito e feito!
Querida, você está no caminho certo, é só continuar a sua jornada.